sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pra não dizer que eu não falei das flores...


Deus quando criou essa enorme casa para a humanidade morar, ele pensou que o melhor lugar seria num jardim, e pediu pra que cada ser humano cuidasse desse jardim, e aos poucos esse enorme jardim foi sendo povoado por pessoas diferentes, cada uma com seu jeitinho todo especial e que por isso todas nós precisamos uma das outras para completar esse jardim que Deus nos deu. E foi assim que de um lindo pé de manacá nasceram flores tão especiais cada uma com seu jeitinho, cor e cheiro.
A primeira que quero falar é da flor Bete, mulher forte, sua cabeça inventa arte, brinca com as cores que enfeitam a vida de quem a conhece, Bete passou por momentos difíceis, mas entre choro, risos, coragem e muita dignidade venceu. Lembro de Bete assumindo a careca, ficou tão poderosa, parecia uma sacerdotisa, perdeu os cabelos mas não perdeu a alegria de viver, hoje está aí, com um novo cabelo, assumiu os cachos e segue a vida sem medo de ser feliz. Obrigada grande Bete, pela coragem que você me passa.
A outra é a Telma, eu a conheci estudando a Bíblia, e desde então segue aprendendo, uma coisa que me encanta na Telma é a serenidade, sempre calada, fala muito com a sua dedicação e assídua presença. Seu semblante muitas vezes fala da dor, fala da perda, fala da saudade. Mas prossegue acreditando que ainda tem muito a conquistar. Obrigada companheira Telma, por ser parceira, por me incentivar a continuar na caminhada do aprendizado.
Agora vou falar de uma loira espevitada. A Laodicéa, eita mulher engraçada que nunca perde a oportunidade de inventar alguma história que nos provoque risos, nos alegra. Companheira presente conheço a Lau desde que conheci a minha comunidade de fé. A Lau é parceira, amiga, maternalmente divertidada, e acima de tudo é alguém muito querida no grupo. Sua disponibilidade em ajudar causa a tod@s admiração. Grande Lau, que bom ter a sua amizade, você é muito especial.
Genilva é a nossa manacá suricate, alegre e espontânea. Costumo admirar a habilidade que ela tem em encher o seu apartamento com se fosse uma grande casa, e não sei como, mas cabe todo mundo, é incrível, mas traduzo isso no fato de Genilva ter o coração de mãe, sempre cabe mais um. Mulher de fé, sua história de vida é o combustível que alimenta essa fé que sempre transmite a todos. Obrigada pequena grande Genilva.
A outra é a Simone, seu nome no hebraico significa aquela que ouve, é assim que Simone se comporta quando estamos estudando em grupo, às vezes flagro Simone atenta ouvindo as interpretações dos textos. Simone apareceu na nossa comunidade num momento muito difícil, sua dor permanece até hoje, muita vezes todo seu corpo denuncia essa dor, e ela não esconde de ninguém, vive intensamente, é isso que Simone é, uma mulher intensa, quando está triste vive a tristeza intensamente, quando está alegre se desmancha em gargalhadas. É isso Simone, espero que possamos estar juntas por muito tempo nesse jardim, você tem me ensinado que a vida é um eterno renascer.
Agora vou falar de Rúbia, a nossa cachinhos dourados, eu a conheço a uns quatro anos, veio para o grupo e logo demonstrou seu potencial em escrever, voz baixa, atenciosa, anda meio sumida, tá precisando levar uns puxões de cachinhos. Rúbia demonstra ter fé na vida e esse sentimento reflete na construção dos seus ideais, sinto que Rúbia será uma grande educadora. Pois é cachinhos dourados, vá em frente e continue conosco.
Agora vou falar de Eliane, companheira de muitos anos, centrada, seu jeito às vezes não diz quem realmente ela é. Eliane tem sido uma irmã, companheira que me escuta, me confronta e me desafia. O que me encanta na Eliane é a sua extrema sensibilidade e a forma como vê o outro. Perfeccionista, quando se compromete com alguma coisa, ela dá o melhor de si. Já enfrentou momentos difíceis na vida, mas superou. Com toda a sua busca pelo conhecimento, Eliane não perde a fé, seu desejo de renovar sempre a sua experiência com o sagrado me faz acreditar que essa flor ainda vai continuar perfumando muitas vidas, inclusive a minha, obrigada companheira.
Niergida, essa flor eu já conheço alguns anos, ela primeiro foi amiga de Odja na faculdade e depois Odja a trouxe para nossa comunidade de fé. Acho Niérgida uma mulher de muita coragem, lembro quando diziam que ela ia pra faculdade e levava o filho pequeno, terminou o curso, está trabalhando e caminhando conosco. Niérgida é o tipo de pessoa que não se detém diante da dificuldade. Acredito que mulheres como Niérgida são fonte de inspiração pra tod@s nós.
Odja é companheira de muitos anos, existem inúmeras coisas em Odja ao qual eu me identifico, por toda a minha vida serei sempre muito grata por todas as oportunidades que ela me proporcionou, essa amiga querida tem sido uma das pessoas que mais me incentiva a prosseguir, a ter fé em mim mesma, a ter coragem de enfrentar os obstáculos que tendem a nos destruir. Obrigada companheira por sua amizade.


Vilma Lins

Um comentário: